28 de fev. de 2008

Tag da coleção de Inverno Fix Purse.
A inspiração vem do Peru e é apaixonante!

Aguardem!

Historinha das mantas peruanas:

Os antigos peruanos aproveitaram sabiamente os recursos que a Natureza oferecia, proporcionando o surgimento de um vasto conjunto de expressões artísticas que hoje são consideradas patrimônio nacional.

Desde o tempo dos incas, os objetos culturais e de adorno peruanos eram concebidos muito mais pela utilidade funcional do que pela estética. O artesanato é uma mistura de cores vivas e de técnicas apuradas.A tradição de tecer é ancestral. Bastaria sinalizar os delicados e belos mantos de Paracas. Atualmente, esta tradição é vital em todo o país e, como há pelo menos uns 3.000 anos, segue utilizando as fibras de lã de lhama e vicunha, e o algodão, como matéria-prima dos tecidos. Tece-se em teares verticais, horizontais e de pedal.

É principalmente uma atividade feminina, mas não exclusiva, como no caso dos tecedores da ilha de Taquile, no lago Titicaca. Os índios que não participam da produção apenas observam e cuidam do dinheiro obtido com as vendas. Cabe a eles o trabalho da caça e da pesca para o sustento da aldeia.Habilidosos, eles transformam tecidos multicoloridos em mantas, cobertas ou toalhas, diferenciadas por sutilezas regionais de técnica de produção.As cores verde e rosa, características dos povos andinos, são aplicadas preponderantemente sobre fundo creme, tonalidade inserida no artesanato com a aceitação e a difusão da influência hispânica.

A confusão colorida é divertida.

Nenhum comentário: